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Kant e o modernismo

Em Pintura Modernista (1960), Greenberg compara o modernismo à “tendência autocrítica”, que, como ele a compreende, se inicia com a filosofia Kantiana. Kant é considerado pelo crítico como o “primeiro verdadeiro modernista” justamente por ter se dirigido à crítica dos fundamentos da própria crítica.

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Da Representação dos Aspectos Morais através dos Sentimentos do Belo e do Sublime

Em um primeiro momento, o presente artigo trata de como os sentimentos de prazer interferem na determinação do caráter. Para, então, considerar o belo na condição de símbolo do moralmente bom e a relação necessária estabelecida entre a moralidade e o juízo acerca do sublime.

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A relação dos conceitos do belo e do sublime na representação dos gêneros

Nas observações sobre os conceitos do belo e do sublime, os gêneros encontram-se representados através dos mesmos sentimentos estéticos que nomeiam a obra. A natureza feminina é, então, representada pelo belo, enquanto os homens são considerados como pertencentes ao sexo nobre ou sublime. O par belo e sublime representa, em certa medida, a estrutura de conhecimento adotada pela cultura ocidental.

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