Artigo
Arte e Educação Antirracista
A Arte e a Educação antirracista – o presente texto analisa as leis e decretos desde o Império do Brasil até à contemporaneidade referentes à educação, com o propósito de discutir a relevância da lei 10.639 e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. A fim de discutir as possibilidades do cumprimento da referida lei e dessas Diretrizes enfatizaremos a relevância da arte na produção do conhecimento acerca de nós mesmos e da realidade ao nosso entorno. A fim de discutir as possibilidades do cumprimento da referida lei e dessas Diretrizes enfatizaremos a relevância da arte na produção do conhecimento acerca de nós mesmos e da realidade ao nosso entorno.
Leia MaisKant e De Duve: crítica à recepção dos ready-mades de Duchamp
Em Kant depois de Duchamp (1996), Thierry de Duve concebe o juízo estético moderno a partir de certa alteração do juízo de gosto kantiano, com o propósito de uma crítica à recepção dos readymades de Marcel Duchamp. Nessa direção, o crítico propõe a substituição do termo “belo” por “arte” nos quatro momentos do juízo de gosto kantiano e na antinomia relativa a esse.
Leia MaisA pintura ‘sublime’ de Barnett Newman
O presente artigo refere-se à crítica de Lyortard à pintura de Barnett Newman a partir da estética do sublime de Longino, Burke e Kant. Primeiramente, amparando-se em Longino, o crítico estabelece uma relação entre o silêncio sublime, a imagem do indeterminado e as artes nos séculos XIX e XX. Indícios desta indeterminação pictural já seriam perceptíveis desde as telas de Manet e Cézanne, já que eles teriam rompido com os padrões estabelecidos na representação, constituindo outra relação entre a figura e o espaço, mediante as cores com seus valores.
Leia MaisKant e o modernismo
Em Pintura Modernista (1960), Greenberg compara o modernismo à “tendência autocrítica”, que, como ele a compreende, se inicia com a filosofia Kantiana. Kant é considerado pelo crítico como o “primeiro verdadeiro modernista” justamente por ter se dirigido à crítica dos fundamentos da própria crítica.
Leia MaisDa Representação dos Aspectos Morais através dos Sentimentos do Belo e do Sublime
Em um primeiro momento, o presente artigo trata de como os sentimentos de prazer interferem na determinação do caráter. Para, então, considerar o belo na condição de símbolo do moralmente bom e a relação necessária estabelecida entre a moralidade e o juízo acerca do sublime.
Leia MaisA relação dos conceitos do belo e do sublime na representação dos gêneros
Nas observações sobre os conceitos do belo e do sublime, os gêneros encontram-se representados através dos mesmos sentimentos estéticos que nomeiam a obra. A natureza feminina é, então, representada pelo belo, enquanto os homens são considerados como pertencentes ao sexo nobre ou sublime. O par belo e sublime representa, em certa medida, a estrutura de conhecimento adotada pela cultura ocidental.
Leia MaisConsiderações Kantianas sobre os Gêneros
O texto proposto apresenta as considerações kantianas dos gêneros e as relações entre estes através das obras: Observações sobre o sentimento do belo e do sublime (1764) e Antropologia de um ponto de vista Pragmático (1798). Na primeira, os gêneros são determinados através das categorias estéticas do belo e sublime. Já na Antropologia, o homem é tratado como cidadão do mundo.
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