Arte-educação: o potencial estético-político em Rosana Paulino na redação do Enem

Especial Novembro Negro

Alice de Carvalho Lino Lecci 
Universidade Federal de Rondonópolis
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https://orcid.org/0000-0002-1917-2211

RESUMO

Na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, 3,1milhões (Inep) de estudantes tiveram que dissertar sobre os desafios enfrentados para a valorização da herança africana no Brasil. Dentre os argumentos motivadores para a questão, consta a imagem de uma obra da artista Rosana Paulino, intitulada: Ainda a lamentar (2011), acompanhada de um provérbio africano que nos diz: “quando não souberes para onde ir, olhe para trás e saiba pelo menos de onde vens”. Nesta obra, figura a escultura de uma mulher preta, sem braços, que se arrasta, carregando um toco de madeira atado ao seu corpo por cordões de sisal. Sobre a madeira, dispõem-se objetos embrenhados de valores simbólicos como um boneco branco, vestindo um fraque; um coração de cerâmica; um anel dourado de metal e uma boneca branca nua, de plástico. Assim, o peso carregado pela mulher preta pode nos remeter ao patriarcado, às dores e opressões impostas a essas mulheres, durante o período escravocrata e ainda hoje, quando submetidas às relações racializadas e sexistas, que as relegam à base da pirâmide social brasileira.

Palavras-chave
Paulino, Estética Negra, Mulheres Negras, Redação Enem 2024

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