Principais publicações

A abolição revista por Zózimo Bulbul no cinema: aspectos da resistência negra entre a arte e a história

Neste artigo, discuto o documentário Abolição (1988) de Zózimo Bulbul, nos termos dessa linguagem artística, assim como cotejo certos depoimentos sobre as revoltas no período escravocrata, a abolição e o posicionamento do Estado após a emancipação com as perspectivas enunciadas no campo da História, da Antropologia e da Filosofia por Lélia Gonzalez, Beatriz Nascimento, Ynaê dos Santos, Kabengele Munanga e Molefi Kete Asante, a fim de destacar as dimensões históricas e políticas da obra. Convidamos para a leitura!

Leia mais about A abolição revista por Zózimo Bulbul no cinema: aspectos da resistência negra entre a arte e a história

Arte-educação: o potencial estético-político em Rosana Paulino na redação do Enem

Na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, 3,1milhões (Inep) de estudantes tiveram que dissertar sobre os desafios enfrentados para a valorização da herança africana no Brasil. Dentre os argumentos motivadores para a questão, consta a imagem de uma obra da artista Rosana Paulino, intitulada: Ainda a lamentar (2011), acompanhada de um provérbio africano que nos diz: “quando não souberes para onde ir, olhe para trás e saiba pelo menos de onde vens”.

Leia mais about Arte-educação: o potencial estético-político em Rosana Paulino na redação do Enem

Aspectos históricos e políticos do feminismo negro nos Estados Unidos

A fim de retratar, segundo critérios objetivos e subjetivos, as condições de trabalho nas quais a mulher negra estadunidense estava submetida, dos anos de 1890 até 1940, Davis recorre a dados demográficos, econômicos e sociais desses anos e aos depoimentos dessas mulheres a fim de evidenciar os obstáculos político-econômicos para a emancipação efetiva das afro-americanas.

Leia mais about Aspectos históricos e políticos do feminismo negro nos Estados Unidos

Para um multiculturalismo democrático: aspectos da cosmopercepção iorubá no Candomblé Ketu

A questão na qual nos debruçamos neste capítulo diz respeito à compreensão do Candomblé Ketu como uma instituição que faz a guarda e a difusão de determinados valores, saberes e práticas originárias dos povos iorubás em solo brasileiro. Propomos uma análise de caráter introdutório em torno de certos mitos dos/as Òrìsà, denominados ìtàn, e sobre os odú, que são os poemas revelados por meio da consulta ao oráculo de Ifá, a serem interpretados pelo Babalaô, na tradição originária iorubá, ou pela ìyálòrìsà ou bàbálòrìsà, como se dá comumente no Candomblé no Brasil.

Leia mais about Para um multiculturalismo democrático: aspectos da cosmopercepção iorubá no Candomblé Ketu

O pensamento e o cinema de Celso Prudente: identidade brasileira, resistência e educação

O presente capítulo apresenta uma análise crítica sobre os curtas-metragens “O som da raça” (2014) e “Questão de Justiça” (2017), de autoria de Celso Prudente, em conformidade com o pensamento desse cineasta já difundido no meio acadêmico, no que concerne à noção equivocada, incutida pelos estereótipos negativos, com a qual uma parcela da população brasileira compreende a si mesma e aos/às seus/suas concidãos/ãs.

Leia mais about O pensamento e o cinema de Celso Prudente: identidade brasileira, resistência e educação

As práticas artísticas rituais e a fruição do axé no candomblé Ketu

O objetivo deste artigo é caracterizar, de forma introdutória, determinadas práticas artísticas e rituais realizadas no Candomblé, da nação de Ketu. Tais como os cantos entoados para as divindades africanas, nomeadas Orixás, as danças coreografadas, os toques dos atabaques e as indumentárias, de modo a compreendê-las a partir dos ìtàn, as mitologias relativas a estas divindades.

Leia mais about As práticas artísticas rituais e a fruição do axé no candomblé Ketu

Feminismo negro e a crítica à cultura brasileira

No desenvolvimento do presente verbete, discorre-se sobre os conceitos de cultura, identidade e estereótipo a fim de trazer à tona tanto os prejuízos causados pelo trânsito das representações insuficientes e equivocadas das mulheres negras no meio social, quanto à resistência expressa por meio das nomeadas entidades culturais de massa. Para tal, lança-se mão, principalmente, dos escritos de Beatriz Nascimento, Lélia Gonzalez, Neusa Santos e Sueli Carneiro, que estarão em diálogo com Abdias do Nascimento, Stuart Hall e Kabengele Munanga, com especial atenção às abordagens críticas da cultura elaboradas pelo pensamento feminista negro no Brasil.

Leia mais about Feminismo negro e a crítica à cultura brasileira

O Candomblé Ketu na conformação da resistência política e da identidade brasileira

O Candomblé Ketu, em especial o Ilê Erô Opará Ofá Odé Asé Jaynã, visitado nesta pesquisa, constitui-se a partir da confluência entre os valores, práticas e saberes relativos à espiritualidade africana e a dos habitantes originários da floresta: os indígenas, os ditos caboclos de pena, além dos boiadeiros, também nascidos em terras brasileiras e cultuados na festa do caboclo. Com isso, não se pretende afirmar que essa religião compreende toda a complexidade existencial desses modos distintos da percepção de si, do outro e da realidade em seu entorno, manifestos em numerosas etnias, africanas indígenas. Contudo, é evidente, em relato da iyálórisá Márcia Cristina de Jesus Moura e do bábálórisá Fábio de Jesus Moura e na literatura referente ao tema, a presença dos Órisás, as divindades africanas da cultura iorubá, e a dos Caboclos, entidades indígenas.

Leia mais about O Candomblé Ketu na conformação da resistência política e da identidade brasileira

A formação ética do olhar na obra “A história não é terreno de felicidade”

A obra “A história não é terreno de felicidade” de Néle Azevedo compreende quatro fotografias e um vídeo intitulado Tríptico, que apresentam imagens de esculturas antropomórficas congeladas. Tais esculturas serão aqui discutidas a partir das suas representações no campo das relações étnico-raciais no Brasil.

Leia mais about A formação ética do olhar na obra “A história não é terreno de felicidade”