Arte-educação: o potencial estético-político em Rosana Paulino na redação do Enem
Especial Novembro Negro
Universidade Federal de Rondonópolis
RESUMO
Na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, 3,1milhões (Inep) de estudantes tiveram que dissertar sobre os desafios enfrentados para a valorização da herança africana no Brasil. Dentre os argumentos motivadores para a questão, consta a imagem de uma obra da artista Rosana Paulino, intitulada: Ainda a lamentar (2011), acompanhada de um provérbio africano que nos diz: “quando não souberes para onde ir, olhe para trás e saiba pelo menos de onde vens”. Nesta obra, figura a escultura de uma mulher preta, sem braços, que se arrasta, carregando um toco de madeira atado ao seu corpo por cordões de sisal. Sobre a madeira, dispõem-se objetos embrenhados de valores simbólicos como um boneco branco, vestindo um fraque; um coração de cerâmica; um anel dourado de metal e uma boneca branca nua, de plástico. Assim, o peso carregado pela mulher preta pode nos remeter ao patriarcado, às dores e opressões impostas a essas mulheres, durante o período escravocrata e ainda hoje, quando submetidas às relações racializadas e sexistas, que as relegam à base da pirâmide social brasileira.
Palavras-chave
Paulino, Estética Negra, Mulheres Negras, Redação Enem 2024